domingo, 15 de janeiro de 2012

Concurso Cultural O artista é você da Colorgin



Chegada ao hotel, com a Julia e a Vera


Nosso tour pela cidade de São Paulo foi maravilhoso!



Ate toquei piano!








Michele e Ana, pessoas maravilhosas



       Foi maravilhoso poder dividir o prêmio com a Julia, o Valter, a Vera e o Fabiano! Agradeço a Michele, ao Rafael, a Ana Carol e a todo pessoal da PH2 e do Marketing da Colorgin, todos que nos proporcionaram este momento, lembrando também do Dotan, que é de uma humildade incrivel! 
       ter sido um dos ganhadores deste concurso, foi uma experiência inesquecível! Poder conhecer pessoas maravilhosas, trocado conhecimento e conhecer um pouco da cidade de São Paulo, foi sem duvida um dos melhores momentos de minha vida! Agradeço a Deus, a minha família, e a equipe Colorgin que além de me incentivarem a continuar produzindo meus trabalhos, me deu a oportunidade de ter vivido está historia.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Grafite passo a passo

      Quando se trata do passo a passo do grafite eu trabalho de duas maneiras. Na primeira, uso a tinta preta para traçar todo o desenho, neste caso e necessário uma boa percepção, pois não teremos traços guias, que vão nos indicar a posição do olho, nariz e boca, que é muito importante para a proporção do desenho. A segunda maneira que uso para iniciar um grafite, é usando uma cor de tinta clara, pois desta maneira você poderá trabalhar todo o esboço do desenho, usando as linhas guias, a linha vertical que define a direção do rosto e a linha horizontal que define a altura do olhar do personagem, isso facilita na hora de definir a movimentação do rosto do personagem.  
    Eu indico a segunda opção para quem esta iniciando, pois isso facilita o trabalho de proporção do rosto, evitando erros de distanciamento dos olhos, e colocação do nariz e da boca do personagem.


Neste desenho, comecei usando o spray preto para definir a forma do personagem.



           Fiz o preenchimento das areas mais escuras e trabalhei um pouco as sombras do personagem.


usei o spray vermelho goiaba para marcar a area de sombra do personagem.


com o vermelho goiaba também traçei algumas linhas da roupa e a pintura do chapéu.


Acrescentei o vermelho açai para fazer a ligação do preto com o vermelho goiaba, também algumas areas de sombra do chapéu e rosto, incluindo também aréas da camisa do personagem.


Nesta parte eu adicionei o amarelo baunilha, para a tonalidade de pele e também areas da camisa e chapéu.


 usei o branco para o efeito de luz no óculos, chapéu, camisa e partes do rosto.


O fundo foi feito com tinta látex pigmentada e foi feito um subcontorno com o branco.


Este trabalho foi feito da segunda forma que expliquei, primeiro usando uma cor clara para o trabalho de linhas guias, no caso a amarelo limão. Perceba a linha no rosto, essa linha define a direção do rosto, tanto para a direita como para a esquerda.



Usei o lilás para a tonalidade da pele, o azul médio para a pintura da camisa e o cinza granito para o trabalho de sombra no tecido da camisa e outras areas, além de trabalhar uma textura por trás do personagem com as cores roxo beterraba, verde mata e vermelho goiaba.


Trabalhei sombras do rosto com o vermelho açaí e roxo beterraba. E usei o preto para a sombra do chapéu e  algumas areas da camisa. 


Logo após tracei todo o personagem tambem com o roxo beterraba


No final usei o amarelo limão para um trabalho de luz.


Quero lembrar que você vai criar a sua tecnica, essas foram apenas duas maneiras que uso para trabalhar com o grafite. O que você deve fazer é treinar e encontrar a sua maneira de grafitar.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Desenho a mão livre

   desenhos feitos com lápis de madeira, lápis de cera e lápis hidrocor







                                                 desenhos feitos com caneta  esferográfica




                                               desenhos feitos com grafite 0,5 e lápis 6b










  Desenhar é maravilho! Através de o traço formar imagens, transmitir sentimentos, provocar questionamentos, criar um mundo imaginário. Não só isso, mais muita coisa pode ser feita através do desenho! Eu desenho diariamente, procurando sempre melhorar, pois sei que no mundo da arte não se pode ficar parado. A busca de um estilo próprio deve ser constante, pois isso que vai ser o diferencial no seu trabalho! Como você sabe que tem muita gente boa nessa área, então pratique sempre.  

     Quando se trata de desenho, procuro sempre ter um referencial, porque é necessário trabalhar a sua percepção, independente da procura de uma copia fiel ou uma deformação de imagem, você terá que primeiro ter o domínio sobre ela, e é ai que entra o referencial, “o ponto de partida”, pois para se desenhar um olho, por exemplo, será necessário que você tenha visto um. Certo!

    Gosto de inicia o desenho com grafite 0.5 para fazer o esboço, depois dou a forma com o lápis 4b ou 5b, no final trabalho a sombra com o lápis 6b. Também gosto de desenhar com caneta esferográfica, mas quando a uso não me preocupo com o resultado final, pois serve para o trabalho de percepção, já que não tem como usar a borracha! Gosto de treinar sem usar borracha, pois para mim o desafio fica bem interessante, pois alem de melhorar a percepção faz com que desenhe com bastante paciência, que sempre falo para os meus alunos que é o essencial, caso você queira trabalhar com o desenho.

   Em fim seja um observador paciente, para que você seja um desenhista brilhante!